maus-tratos

Cavalo morre após ser agredido a pauladas no Bairro Passo D'Areia

18.428

Um cavalo morreu de exaustão após ser agredido a pauladas por horas, por volta das 23h de domingo no Bairro Passo D'Areia em Santa Maria. O animal chegou a receber os primeiros cuidados, mas não resistiu e tombou no acostamento da Rua Radialista Osvaldo Nobre, próximo ao Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar. O corpo do equino permaneceu no local até por volta das 10h20min desta segunda-feira, quando foi removido por uma equipe da empresa Sustentare Saneamento.

Pelo menos oito aglomerações são flagradas pela fiscalização em Santa Maria

A Guarda Municipal foi acionada e esteve no local para verificar a informação de que havia um cavalo solto em via pública. Moradores da região ajudaram os agentes a retirar o animal da rua. A presidente do Instituto Assistencial de Bem-estar Animal (Iabea), Kelli Sacol, também foi acionada. No local, ela constatou que o animal estava desnutrido, desidratado, apresentava sinais de maus-tratos e não resistiu. 

O óbito, segundo a presidente do Ibea, foi atestado, inicialmente, pelo médico veterinário Marcelo Soares, do Centro de Recuperação de Equinos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Servidores da Secretaria de Meio Ambiente também atestaram a morte do equino.  

- Fomos informados de que esse animal foi espancado por horas por três jovens com um pedaço de pau. A situação dele era tão grave que antes de morrer ele ficou em pé, estático, tomado por câimbras pelo corpo. Eles exauriram o cavalo. Não precisou nem de eutanásia, tamanha a violência praticada. Ele não tinha outra opção senão morrer - lamentou a presidente do Iabea. 

VÍDEO: número de homicídios cai, e índice de casos elucidados se mantém elevado

O QUE DIZ A LEI 

A Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente) tipifica a conduta de maus-tratos contra animais, assim descrito:

  • "Artigo 32 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.  
  • Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa". 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Neste verão, fiscalização será ainda mais rigorosa contra aglomerações em Santa Maria Anterior

Neste verão, fiscalização será ainda mais rigorosa contra aglomerações em Santa Maria

Pelo menos oito aglomerações são flagradas pela fiscalização em Santa Maria Próximo

Pelo menos oito aglomerações são flagradas pela fiscalização em Santa Maria

Polícia/Segurança